in

15 Festas Estranhas que Você não vai Acreditar que Existem

Segundo nossas tradições, normalmente estamos acostumados com celebrações como, aniversário, páscoa, natal, ano novo, entre outras.

Porém, de acordo com a nossa pesquisa, encontramos pelo mundo muitas festas e celebrações curiosas e divertidas das quais não tínhamos a mínima ideia que existiam.

Descubra agora as 15 festas mais estranhas que existem mundo afora.

1. Inti Raymi – “Festa do Sol”

Inti Raymi - Festa do Sol

Durante o mês de junho, a região de Cusco, localizada no Peru, se transforma com diferentes festejos e celebrações.

E uma das celebrações mais importantes do calendário Inca, o Inti Raymi ainda é realizada até os dias de hoje.

Segundo conta a tradição, nesta cerimônia os sacerdotes e os povos faziam homenagens ao Inti, Deus Sol, daí o nome “Festa do Sol” e para eles, essa celebração era equivalente ao que para nós hoje é a festa de Ano Novo.

Atualmente, o Inti Raymi, é realizado no dia 24 de junho, na cidade de Cusco e no sítio arqueológico Sacsayhuamán.

2. Cheung Chau Bun Festival

Cheung Chau Bun

O Cheung Chau Bun Festival, ou somente, Festival do Pão Doce de Cheung Chau, é realizado anualmente na Ilha de Cheung Chau em Hong Kong.

O festival ganhou esse nome em homenagem a uma de suas atrações mais celebradas: a coleta de pão doce.

O Cheung Chau Bun Festival acontece de abril a maio e é um dos diversos festivais taoistas comemorados na China com o objetivo de pedir aos deuses, paz na região.

As atrações do festival incluem, desfile de alegorias coloridas, crianças fantasiadas, bem como a famosa coleta de pão doce, em que os participantes sobem torres enormes, com mais de 15 metros de altura, cobertas de pãezinhos doces para pegar o pãozinho que estiver no ponto mais alto, antes de catar o máximo que puder na descida em apenas 3 minutos.

3. El Colacho – Baby Jumping Festival

Baby Jumping Festival

Em meados do mês de junho, acontece na Espanha, mais especificamente na vila de Castrillo de Murcia um festival que mistura rituais católicos e pagãos e tem como objetivo representar o triunfo do bem sobre o mal.

O festival de El Colacho começou a ser realizado por volta de 1620 e acontece no domingo após a festa de Corpus Christi.

As origens desse festival não são claras, mais segundo alguns historiadores, é possível que ele possa ter começado como um ritual de fertilidade.

Durante o festival, o “mal” usando uma máscara vermelha e amarela corre pelas ruas da vila, gritando insultos aos aldeões e chicoteando-os.

Eis que os tambores anunciam a chegada do atabalero, que representam homens piedosos que vieram expulsar o “mal”, começando assim o salto del Colacho.

Bebês que nasceram no ano anterior são deitados em colchões no meio da rua, enquanto os homens fantasiados pulam sobre eles.

Isso é considerado um tipo de batismo, que absorve os pecados dos bebês e lhes oferece proteção contra doenças e infortúnios.

Antigamente, o festival incluía apenas bebês da vila local, mas com a popularidade da festa, nos últimos anos, pessoas de todo o mundo tem viajado para o norte da Espanha para participar com seus pequenos.

4. Batalha das Laranjas de Ivrea

Batalha das Laranjas

Uma tradição de origem medieval, se mantem viva e se renova todos os anos na cidade italiana de Ivrea.

Junto a comemoração do carnaval, acontece a “Battaglia delle Aranceou simplesmente para nós, a Batalha das Laranjas.

Esse momento do carnaval, reedita a rebelião popular contra a tirania ocorrida na Idade Média, em que um soberano estabeleceu sobre as mulheres recém casadas, o direito de passar a primeira noite de núpcias com cada uma delas.

Porém, a filha de um oleiro local se recusou a acatar essa ordem, e diante de tal recusa, o Duque então ordenou que todo povo deveria morrer de fome.

Com essa ordem dada pelo Duque, teve início uma revolta popular que culminou na queda do soberano.

E é exatamente esse momento histórico de resistência contra a tirania na Idade Média que é celebrado pela população de Ivrea na época do Carnaval.

Milhares de laranjas são arremessadas entre as equipes de combate, participam desta batalha, os cidadãos de Ivrea e visitantes, o que torna a cidade em um amontoado de bagaços espalhados pelas ruas.

5. Near Death Experience Festival

Near Death Experience Festival

Conhecido como Festival da Quase Morte, o Near Death Experience Festival é realizado anualmente no norte da Espanha em honra de Santa Marta de Ribarteme, considerada a Padroeira de Ressurreição.

Nessa festividade, os participantes são transportados pelas ruas da cidade, dentro de um caixão e carregados por seus amigos, familiares e pela multidão que acompanha o desfile.

O Festival da Quase Morte, como o próprio nome sugere, é uma celebração para as pessoas que tiveram uma experiência de quase morte, viveram para contar a história e agora estão demonstrando sua gratidão por estarem vivos.

6. World Wife Carrying Championship

World wife-carrying championship

O World Wife Carrying Championship ou Campeonato Mundial de Carregamento de Esposa acontece todos os anos na pequena cidade de Sonkajärvi, na Finlândia.

Os participantes devem carregar suas esposas, que devem ter pelo menos 17 anos e pesar no mínimo 49 kg. Se a “esposa” for mais leve, ela deve levar uma mochila com pesos, que é dada a ela pelos funcionários da prova.

Os campeões da prova, ganham o equivalente ao peso da esposa em cerveja, uma sacola cheia de mercadorias e um troféu.

O mais importante na verdade é que apesar de hoje ser considerado um campeonato, o que começou como uma festa local, ainda mantém uma das regras do início: todos os participantes devem se divertir.

7. Argungu Fishing Festival

Argungu Fishing Festival

O Festival de Pesca de Argungu (Argungu Fishing Festival) é o festival mais conhecido e popular do norte da Nigéria.

O festival é um evento de quatro dias marcado por muita pompa e que chama atenção nacional e internacional aonde os pescadores usam como equipamento de pesca as mãos ou as redes e cabaças tradicionais.

O vencedor da competição é aquele que conseguir pescar o maior peixe, e como prêmio, o vencedor recebe algo em torno de $ 8.000 dólares

Esse evento anual celebra o fim das antigas guerras entre a região do califado de Sokoto e o Reino de Kebbi.

Desde a edição inaugural em 1934, o festival é uma grande fonte de atração turística, pois mais de 30.000 pescadores participam do evento anualmente.

Lagos Portugal

50 Lugares para Conhecer em Portugal