in

50 Lugares para Conhecer em Portugal

Portugal é lindo e está em alta entre os brasileiros e turistas mundo afora. Descubra agora o que conhecer nesse maravilhoso país.

Lagos Portugal

Sem dúvida alguma, viajar é algo maravilhoso e quando viajamos para um destino onde as opções de lugares para conhecer é gigantesca, precisamos nos programar bem para aproveitar tudo que o lugar visitado tem a oferecer.

Por conta disso, preparamos um pequeno guia com os 50 lugares para conhecer em Portugal.

Pode ter certeza, foi difícil escolher, afinal de contas esse pequeno país, que possui pouco mais de 10 milhões de habitantes é um paraíso de belezas e lugares convidativos.

1. Ribeira (Porto)

Ribeira - Porto
Foto: Nuno Lopes / Pixabay

O bairro da Ribeira é considerado por muitos o mais bonito e emblemático da cidade do Porto.

A Ribeira é parte integrante do centro histórico do Porto, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por conta disso, não deixe de caminhar por suas ruelas para descobrir os encantos deste lugar.

Do cais da Ribeira, um dos destaques é poder admirar a famosa Ponte de Dom Luís I que foi concebida pelo discípulo de Gustave Eiffel, o engenheiro Théophile Seyrig.

2. Grutas de Mira de Aire (Leiria)

Grutas de Mira de Aire

Localizada no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, as Grutas de Mira de Aire estão entre as 20 mais bonitas do mundo, segundo a análise de um famoso site de viagens.

Além disso, as Grutas de Mira de Aire foram eleitas em 2010 como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Este complexo de grutas calcárias está situado na aldeia de Mira de Aire que fica aproximadamente 15 quilômetros de Fátima e possui 11 quilômetros de rara beleza, dos quais 600 metros são visitáveis.

Essas cavernas foram descobertas em 1947 e até agora são as maiores que existem em Portugal e encontram-se unidas por uma série de túneis artificiais.

3. Miradouro Vista do Rei (Açores)

Miradouro Vista do Rei
Foto: Eunice Silva / Photos Google Maps

Localizado na ilha de São Miguel, perto da cidade de Ponta Delgada, o Miradouro Vista do Rei é considerado um dos mais bonitos do Açores.

A vista do Rei oferece uma das melhores e mais emblemáticas vistas para a Caldeira das Sete Cidades, com seus lagos naturais, com águas azuis e verdes, incluindo a espetacular Lagoa das Sete Cidades.

De fácil acesso e com um pequeno parque de estacionamento, poderá desfrutar e apreciar toda a beleza da paisagem.

Para quem nunca foi, ao Açores, ficará a surpresa de se deparar com uma beleza que não se esgota!

É sem dúvida alguma, um dos pedaços mais bonitos de Portugal.

4. Parque Nacional da Peneda-Gerês (Região do Minho e Trás-os-Montes)

Parque Nacional da Peneda Gerês
Foto: Struna/Shutterstock

O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou ainda como é comumente conhecido, simplesmente Gerês, é o único Parque Nacional de Portugal.

O mesmo, é considerado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera e possui 72.000 hectares de área total.

O parque recebe em média 115 mil visitantes por ano e está localizado a 37 quilômetros da cidade de Braga, a 54 quilômetros de Viana do Castelo, a 90 quilômetros da cidade do Porto e a 414 quilômetros de Lisboa.

Lugar de paz e tranquilidade, no Peneda-Gerês o visitante encontrará, uma beleza de tirar o fôlego, acompanhada de serras, planaltos, rios, cachoeiras, florestas, e uma rica fauna local.

Ao todo, o Parque abrange 22 bairros do norte de Portugal e possui vistas deslumbrantes a partir do mirante de Pedra Bela.

Em Gerês, o visitante, além do contato com a natureza, poderá fazer caminhadas pelas trilhas, andar de bicicleta, fazer piqueniques nas mesas distribuídas pelo parque, ou ainda almoçar em um dos maravilhosos restaurantes existentes.

Nos dias quentes, o visitante pode aproveitar as pequenas praias fluviais que o parque oferece, além das maravilhosas cachoeiras, tendo como destaques as deslumbrantes cachoeiras do Arado e do Tahiti.

5. Vale do Douro (Porto)

Vale do Douro

Portugal é um país de belezas estonteantes, mais se existe um lugar neste país onde o homem e a natureza conseguem conviver em plena harmonia, onde o encanto e a tranquilidade estão presentes em cada canto e o prazer de degustar um bom vinho, junto com uma ótima gastronomia, sem dúvida esse lugar é o Vale do Douro.

A região do Douro é a mais antiga região produtora de vinhos do mundo e fica em um vale de montanhas cortado pelo Rio Douro.

A foz do Rio Douro está situada na cidade do Porto e suas vinhas são apresentadas tanto de forma horizontal, como em diversos níveis na vertical, como se fossem degraus.

É possível conhecer o Vale do Douro de carro, trem, helicóptero e até mesmo de barco pelo rio Douro.

As margens do rio douro estão localizadas diversas Quintas e vinícolas produtoras de vinho, afinal de contas Portugal é conhecido como o país dos vinhos, e diga se de passagem, de ótimos vinhos.

Na região do Douro, existem algumas vinícolas preparadas para o enoturismo, onde é possível fazer prova de vinho do Porto ou Douro e sempre que desejar, acompanhada por boa comida.

Boa parte das quintas do Douro também oferecem serviços de hospedagem, o que oferece aos hospedes desse lugar uma sensação de prazer e relaxamento devido a grande tranquilidade do lugar.

6. Serra da Estrela (Guarda e Castelo Branco)

Serra da Estrela
Covão d’Ametade

A Serra da Estrela é a maior serra de Portugal Continental, área natural protegida, onde o ponto mais alto alcança 1.993 metros e que se torna um excelente destino para quem deseja passar férias em contato com a natureza.

No inverno, a Serra da Estrela vira o um verdadeiro centro da diversão nacional, pois a neve toma conta do local, sendo dessa forma aberta a estação de esqui.

Em suas encostas, existem diversos povoados aonde as habitações são feitas de granito, diversas pousadas charmosíssimas e muito ar puro.

Em sua visita a Serra da Estrela, você não pode deixar de conhecer Loriga, que para muitos é considerada a “Suíça Portuguesa”, ou o povoado de Unhais da Serra que é conhecido como “A Pérola da Beira” ou ainda o Covão d’Ametade um dos locais mais belos e simbólicos da Serra.

Se pensa que no verão a serra perde a graça, podemos garantir que não, pois lagoas formadas pelo degelo da neve tratam de decorar a linda paisagem.

7. Costa Nova (Aveiro)

Costa Nova Aveiro
Foto: Costa Nova Aveiro / wikipedia.org

Se você visita Portugal, não pode deixar de conhecer Aveiro que é considerada por muitos a “Veneza portuguesa”.

Porém, neste momento, não queremos falar especificamente sobre Aveiro, e sim sobre um lugar que fica a poucos quilômetros do Centro Histórico de Aveiro, estamos falando da Costa Nova do Prado.

A Costa Nova é o lugar dos famosos “palheiros” (casinhas) de madeira coloridas, que fazem parte de um pequeno vilarejo pra lá de charmoso e que roubam a cena, junto a uma praia de vasto areal que se assemelha a cenário de filmes.

Seguindo pela extremidade norte da praia, fica o majestoso Farol da Barra, o farol mais alto de Portugal.

Seguindo ainda mais para o norte é possível encantar-se com a belíssima Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Na Costa Nova do Prado também é possível ter acesso há 5 museus, tendo como o mais indicado para visitação o Museu Marítimo de Ílhavo.

Sem dúvida, na região da Costa Nova encontrará um lugar perfeito para prática de esportes aquáticos, bons hotéis, ótima gastronomia, bons museus e uma linda paisagem.

8. Arquipélago das Berlengas (Peniche)

Ilha das Berlengas

O arquipélago das Berlengas é um verdadeiro paraíso formado por um conjunto de ilhas e recifes costeiros situado na plataforma continental Portuguesa.

O arquipélago é um “santuário” da natureza, repleto de locais inexplorados e está distribuído em três grupos de ilhas: Ilha da Berlenga e recifes associados, Farilhões e Estelas.

O local é considerado desde 2011 pela UNESCO, Reserva Mundial da Biosfera e desde 1981 Reserva Natural pelo Estado português.

Com cavernas inexploradas, praias calmas e de águas cristalinas, o arquipélago das Berlengas possui uma beleza indescritível graças a junção dos climas Atlântico e Mediterrânico que deu origem a um ecossistema único no mundo.

9. Óbidos (Leiria)

Óbidos

Visitar e conhecer toda história por trás dos muros de Óbidos é simplesmente contagiante.

Óbidos é uma vila medieval considerada um dos patrimônios históricos e culturais mais importantes de Portugal.

Essa pitoresca cidade encanta seus visitantes com suas festas típicas, tradições e pela riquíssima atividade cultura.

A Vila de Obidos possui por volta de 12.000 habitantes e fica dentro de uma grande muralha fortificada da época romana.

A cidade possui diversas igrejas e um imponente Castelo que foi construído a 79 metros acima do nível do mar sendo, segundo a história, originariamente edificado pelos árabes, no local que já tinha sido ocupado por lusitanos, romanos e visigodos.

Cercada por casas brancas, a Vila de Óbidos é um dos destinos turísticos mais visitados do país, sendo considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal.

10. Nazaré (Leiria)

Nazaré

Famosa por suas “ondas gigantes”, Nazaré se tornou uma das praias mais concorridas do litoral de Portugal e vem atraindo cada vez mais visitantes de todo mundo, sendo a maioria de surfistas e apaixonados (as) por esportes radicais aquáticos como o bodyboard, kitesurf e windsurf.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, esse município pertencente ao distrito de Leiria possui um povo hospitaleiro e uma culinária marcante.

O local também é famoso pela pesca de diversos peixes e mariscos, que contribuem para a maravilhosa culinária local, onde facilmente podemos encontrar uma boa caldeirada, o arroz de marisco, ou uma boa sardinha grelhada.

Apesar da fama de suas ondas desafiadoras, muitos não sabem que nos meses de verão, Nazaré é uma cidade de destino para férias bem vibrante que atrai uma diversidade de nacionalidades e idades.

É no inverno que o tipo de turistas muda totalmente, atraídos pelas ondas colossais que quebram na Praia do Norte.

15 Festas Estranhas que Você não vai Acreditar que Existem